top of page

Você conhece o teste de recuperabilidade de ativos?



Você já questionou como realizar o teste de recuperabilidade de ativos, também conhecido como “Impairment Test” na sua empresa? Essa função tem o objetivo de apontar com prudência qual será o valor real líquido da realização de um ativo. Essa ação poderá ocorrer de forma direta ou indireta por meio de venda ou utilização nas atividades.


O teste de recuperabilidade pretende evitar que um ativo seja registrado com um valor maior que o valor recuperável. Assim, esse teste buscará uma forma de verificar se o ativo não está sendo desvalorizado em relação ao seu valor real.

Isso acontece quando o valor registrado é maior do que o valor recuperável pela venda e pelo uso. É necessário entender por valor contábil a quantia apresentada no balanço patrimonial, ou seja, o valor de forma histórica, que é deduzido de depreciação ou amortização, também de provisão para perda, caso exista.


Para que serve o teste de recuperabilidade de ativos em uma empresa?


Simples: para verificar se a empresa possui ativos de longo prazo que estejam sendo contabilizados por algum valor que possa ser recuperado por venda ou por uso. Ainda não ficou claro?

Explicando de forma mais fácil: o ativo, que é o conjunto de bens e direitos de uma empresa e que pode ser convertido em dinheiro, é verificado dentro da empresa para saber se pode ser recuperado por venda ou por utilização e, para esse fim, há o teste de recuperabilidade.



Featured Posts
Posts Recentes
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page